top of page

O Compliance Anticorrupção em Portugal- minha participação como palestrante para o ICRio




Hoje fui palestrante no evento online “Perspectivas do Compliance: Angola, Brasil e Portugal”, organizado pelo Instituto Compliance Rio (ICRio) e mediado pelo Leandro Coutinho, Presidente do ICRio, para falar sobre o “O Compliance Anticorrupção em Portugal”.


Comecei apresentando um panorama geral do tema Compliance Anticorrupção em Portugal, mencionando como funciona o ordenamento jurídico português no que se refere a corrupção e o nível de conscientização sobre a importância dos Programas de Compliance para as empresas no país. O timing do evento foi perfeito, pois recentemente tivemos a promulgação de três importantes diplomas legais em Portugal sobre o tema (Decreto Lei 109-E/2021; Lei n. 93/2021 e Lei n.94/2021), que prometerão “movimentar” muito o Compliance Anticorrupção no país.

O evento também contou com a participação do Edir Secca, Head of Compliance and Risk Management na BODIVA (Bolsa de Dívida e Valores de Angola), que apresentou as perspectivas do Compliance em Angola.


O evento completo está salvo no canal do Youtube do ICRio. Minha palestra começa no minuto 11:21 do vídeo e pode ser vista diretamente no link a seguir. Participo também da sessão de perguntas e respostas após a palestra do Edir.



Que tal me contar o que achou da palestra? Será ótimo receber o seu feedback.



Comments


bottom of page