top of page

Ética empresarial com Jorge Hoelzel na Sessão Bônus do Programa Lideranças Virtuosas


flyer sessão bônus Lideranças Virtugosas com Jorge Hoelzel Neto um exemplo de ética empresarial no Brasil

O nosso encontro de hoje foi sobre Ética Empresarial com Jorge Hoelzel, facilitador de direção da Mercur SA, uma empresa familiar (hoje na terceira geração) de produtos nas áreas de saúde e de educação, fundada na década de 20, e que tem adotado um inspirador processo de transformação cultural.


A Mercur é claramente um exemplo de inovação, especialmente no que se refere ao seu modelo de gestão, que abandona a noção de “comando e controle” e a pirâmide hierárquica em prol de círculos concêntricos em que todos se sentem incluídos nas decisões. Mas Jorge, que está na Mercur desde 1986, deixou clara a importância da comunicação humana para se alcançar a eficiência nesse processo de transformação com foco no maior bem-estar das suas pessoas. Em um ambiente colaborativo, recheado de segurança psicológica, Jorge nos contou que todos gostam de participar nas reuniões, das decisões e de dar as suas ideias para que a empresa seja cada vez melhor.


Um ponto muito interessante que o Jorge nos apresentou foi que esse processo de escuta e de melhor comunicação dentro da empresa, causou impactos positivos inclusive na vida pessoal dos colaboradores da Mercur, que passaram a se desentender menos com os seus familiares. Interessante que essa declaração do Jorge está muito em linha com o que Bob Chapman nos apresentou no extraordinário encontro que já tivemos com ele aqui no âmbito do Programa Lideranças Virtuosas.


Jorge ressaltou, ainda, que a empresa propositalmente diminuiu o seu faturamento em prol da ética nos negócios e para estar alinhada com o seu propósito. Nos contou que, de forma corajosa, a Mercur descontinuou vários dos seus produtos muito lucrativos após refletir sobre os impactos negativos que esses produtos causavam na sociedade.


“Atender a necessidade das pessoas e da sociedade e não a necessidade do bolso, sempre alinhado com o nosso propósito”, foi o lema adotado pela Mercur.


Que exemplo de empresa ética e, o melhor de tudo isso, aqui no Brasil! Isso nos enche de orgulho, de motivação e de esperança de que é sim possível construirmos um mundo melhor!

Para assistir e se inspirar também com esta valiosa conversa de hoje, basta clicar aqui.

Depois de assistir, me conta o que achou?




Comentarios


bottom of page