Na última quinta-feira, no dia 30 de setembro de 2021, fui formadora na 3ª edição do E-Curso Compliance para a Prevenção da Corrupção, idealizado pelo NOVA Compliance Lab e promovido pela Jurisnova.
O tema da aula foi o "Código de Conduta e as Políticas e Procedimentos de Ética e Compliance".
Na primeira parte da aula, abordei os diversos reflexos positivos de se implementar um Programa de Compliance Anticorrupção nas organizações (que vão muito além da simples mitigação de riscos da empresa ser sancionada por atos de corrupção praticados por seus colaboradores), comprovando que tais Programas devem ser considerados como investimentos (e não custos!).
Apenas para citar alguns desses reflexos adicionais:
- proteção da imagem e reputação da empresa;
- atração e retenção de talentos para compor o seu "quadro" de colaboradores;
- relação direta entre "práticas éticas e transparentes" e o valor financeiro da empresa, ou seja, quanto mais ética a empresa, maior o seu valor financeiro;
- diferencial competitivo.
Na segunda parte da aula trouxe os detalhes que devemos considerar quando da criação dos Códigos de Conduta e das Políticas e Procedimentos de E&C, e a necessidade de desenvolvermos estratégias que permitam a sua efetividade dentro da organização.
Trouxe um interessante estudo empírico que demonstrou que a efetividade do Código de Conduta está justamente na conjunção de quatro fatores essenciais:
- a qualidade do seu conteúdo;
- a frequência das comunicações e dos treinamentos/formações sobre esse conteúdo;
- a qualidade de tais comunicações e treinamentos/formações;
- o suporte da alta liderança e do middle management.
Foi uma noite muito produtiva, com uma turma de alunos super participativa, o que faz toda a diferença para a riqueza do debate. Tem interesse nesse tema?
Quer saber um pouco mais sobre a relevância do Código de Conduta para a sua organização?
Envie-me uma mensagem que eu terei todo o gosto em conversar!
Comentarios