top of page

Liderança, inspiração e ação

Atualizado: 25 de out. de 2021

Eu já te falei o quanto eu amo estudar sobre “LIDERANÇA”, certo?


Hoje, revendo o TED How great leaders inspire action? de Simon Sinek (sim, já assisti várias vezes), eu relembrei o quão importante é entendermos a “razão de ser” das nossas vidas e das empresas onde trabalhamos.


Segundo Simon Sinek:

Todas as empresas sabem o seu “WHAT” (o que elas fazem).

Algumas empresas sabem o seu “HOW” (como elas fazem).

Mas pouquíssimas empresas sabem o seu “WHY” (a sua razão de existir) e, consequentemente, os seus colaboradores também não sabem!


Independentemente do tamanho e do setor em que atua, é essencial que as empresas (e as suas lideranças!) saibam claramente qual é o seu “WHY”, para que possam efetivamente INSPIRAR os seus colaboradores, despertar neles a segurança e o senso de pertencimento, e, sobretudo, construir essa necessária relação de CONFIANÇA que deve existir entre eles.


Colaboradores felizes são muito mais produtivos. Isto faz com que todos (a empresa, a liderança, os investidores, os colaboradores, etc) saiam ganhando! A “clássica” relação ganha-ganha!


Simon Sinek defende, ainda, que há “os líderes” (“the leaders”) e “aqueles que lideram” (“those who leads”). “Os líderes” seriam aqueles que têm uma posição de poder ou de autoridade, enquanto “aqueles que lideram” INSPIRAM. E nós seguimos “aqueles que lideram” não porque temos que seguir, mas porque queremos seguir. Não por eles, mas por nós mesmos.


E você? Já pensou sobre o seu WHY? Já pensou sobre quem te inspira? Que tal me contar nos comentários!


Inspiração: How great leaders inspire action?, Simon Sinek




2 Comments


Cristina Landi
Cristina Landi
Sep 29, 2021

Líderes inspiradores fazem toda diferença em uma organização. Muito bom o vídeo do Simon Sinek, realmente inspirador!

Like
Izabel Albuquerque
Izabel Albuquerque
Sep 29, 2021
Replying to

Obrigada Cristina, pelo seu comentario! Fico feliz por ter te inspirado também! ;-)

Like
bottom of page