top of page

Minha atuação como Palestrante no evento da CGE-MT – Ciências Comportamentais



Ontem, 7 de dezembro, fui palestrante do ciclo de palestras organizado pela Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso, “Programa CGE ORIENTA – Estado Íntegro e Eficaz”, em referência ao Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado em 9 de dezembro.


Ao lado do Gabriel Cabral, meu querido amigo e Behavioral Compliance Specialist da CLOO Behavioral Insights Unit, falamos sobre “Ciências Comportamentais aplicadas à integridade pública” nesta conferência virtual voltada à alta administração, servidores públicos e pessoas jurídicas relacionadas ao Poder Executivo do Estado de Mato Grosso.



Durante a minha participação levantei algumas reflexões sobre os esquemas de corrupção e porque eles acontecem. O que leva as pessoas comuns (como eu e você) a participarem de um esquema de corrupção? Seria a pressão da liderança, a pressão dos pares, a pressão autoimposta? E a cultura organizacional, será que influencia? E o contexto social da empresa, qual o seu papel em tudo isso? Como todos esses fatores (psicológicos, contextuais e temporais) influenciam o nosso julgamento ético?


Em linhas gerais, falei um pouco sobre como os Programas de Integridade deveriam ser mais orientados à mudança de comportamento das pessoas e ao fortalecimento da cultura ética nas empresas, ao invés de se resumirem a um cumprimento de um “checklist”.


Abordei aspectos de como as Ciências Comportamentais podem ajudar as empresas a alcançarem um equilíbrio entre os seus sistemas de valores formal x informal, resultando em Programas de Compliance Anticorrupção mais efetivos, que vão além das avaliações do cumprimento de regras e controles.


Apresentei os conceitos iniciais de como o Compliance Comportamental pode alinhar as medidas de prevenção, detecção e remediação dos desvios éticos nas organizações baseadas nas evidências das Ciências Comportamentais, tema que foi aprofundando pelo Gabriel no seguimento da minha palestra.


O evento completo foi gravado e está disponível no Canal da CGE de Mato Grosso e a minha participação pode ser vista dos minutos 1:33:27 até 2:56:52



Depois de assistir ao vídeo, não esqueça de passar aqui nos comentários e deixar as suas impressões sobre o tema. Será um gosto conversarmos!


Comments


bottom of page