top of page

Mulheres em Compliance, um livro feito pelas mulheres do Women Compliance Committee

Atualizado: 24 de set. de 2021


O livro “Mulheres em Compliance” reúne uma série de artigos sobre Programas de Compliance Anticorrupção de autoria de mulheres que integram o Compliance Women Committee.


Na Parte II do livro, dedicado a apresentar o "Compliance e suas origens", há um capítulo de minha autoria chamado "Os Programas de Compliance e seus reflexos na luta contra a corrupção".


Neste capítulo, falo sobre diversos impactos positivos oriundos da implementação de Programas de Compliance.


Resumo do artigo: O presente artigo consiste na demonstração dos impactos positivos dos programas de compliance na luta contra a corrupção. Com a globalização, nota-se, entre outros efeitos, a abertura de fronteiras para a prática deste crime, o que exigiu uma maior integração entre os Estados membros da comunidade internacional para o seu combate e prevenção. Diante da complexidade deste fenômeno, surge a necessidade de compartilhar com as empresas a responsabilidade, antes tida como exclusiva dos Estados, de prevenir e combater a corrupção. Isto se verifica claramente em diversos diplomas legais de alcance local, regional e global, que, ao atribuírem responsabilidade às pessoas jurídicas por tal prática ilícita, acabaram por estimular a implementação de Programas de Compliance Anticorrupção nas empresas, cujas vantagens se revelaram, por fim, muito mais abrangentes do que a simples possibilidade de redução ou isenção de multas decorrentes de atos de corrupção praticados por seus funcionários.


A publicação do livro teve destaque na coluna Ética e Compliance, na edição da primeira quinzena de outubro de 2020 da Revista Online MS Vanguarda.

O livro pode ser adquirido diretamente pelo site da Editora Íthala Brasil .


Deseja receber este artigo completo? Clique aqui e informe o nome do artigo no assunto do email que terei todo o gosto em te enviar! Boa leitura!







Comments


bottom of page