O encontro de hoje foi com o Gerd Leohnard, um dos principais pensadores sobre o futuro.
Em um interessante vídeo sobre The Good Future (link no final deste post) , ele sugere que investamos tempo para compreender e aprender sobre o futuro para que possamos ajudar a criá-lo da forma que queremos. É o que Gerd chama de desenvolvermos um Future Mindset. Isto inclui refletir o que, de fato, consideramos ser um futuro “bom” para cada um de nós. Seria ter mais coisas? Ou seria sobre propósito e prosperidade?
Gerd sugere que o nosso Future Mindset (incluindo o das empresas) seja baseado em 4 dimensões: Pessoas, Planeta, Propósito e Prosperidade (os 4 Ps).
Mas como colocamos isto em prática?
Gerd cita como exemplo: não investirmos (não comprarmos ações) e não comprarmos produtos de empresas que não estejam comprometidas em criar um futuro bom para a humanidade. Quando eu perguntei para ele como conseguiremos saber quais são as empresas que estão verdadeiramente engajadas em construir esse Good Future ele, em resumo, respondeu: “Siga a sua intuição”.
Destaco, ainda, algumas frases de Gerd que me marcaram:
“Nos próximos 5-10 anos haverá mais mudanças no planeta do que houve nos últimos 200 anos.”
“Se você trabalha como um robô, então um robô tomará o seu lugar.”
“No futuro o nosso principal ‘trabalho’ será ser HUMANO.”
Gerd defende que o seu prognóstico não é utópico, mas sim HUMANISTA. Ele considera que os humanos são primariamente amáveis, colaborativos e benevolentes por natureza, mas que precisamos criar o ambiente adequado para que tais características naturais e positivas sobressaiam. A apresentação do Gerd para os Virtuoses foi riquíssima e está disponível abaixo:
O vídeo The Good Future está disponível aqui.
Comments