top of page

Programa Lideranças Virtuosas – Encontro Oficial 7: Debate sobre o Livro “Why they do it”


Capa do livro Why They Do it de Eugene Soltes, uma capa vermelha com uma imagem de uma armadilha e notas de dólares

Mesmo de férias em Trancoso eu não poderia perder esse encontro! E valeu a pena! Foi mais um daqueles momentos de tirar o fôlego e de muita reflexão. Primeiro apenas entre os amigos Virtuoses e, logo em seguida, o Professor Eugene Soltes (autor do livro) se juntou a nós!


O livro “Why They Do It” é resultado de mais de 7 anos de entrevistas com cerca de 50 executivos condenados por crimes do colarinho branco. As conclusões do autor são mesmo impactantes e me fizeram refletir muito sobre como temos dificuldade de nos colocar no lugar destes executivos antes de já partirmos logo para o julgamento sobre o seu caráter.


E quanto mais estudo as Ciências Comportamentais, mais compreendo a força do CONTEXTO e do TEMPO (a falta de tempo!) nas nossas decisões.


Para resumir, eu deixo aqui o trecho do livro que eu selecionei e que resume bem esse ponto:

Não podemos avaliar esses executivos utilizando as nossas atuais crenças. Em vez disso, precisamos nos imaginar cercados por suas normas e imersos em sua cultura – não apenas no presente, mas também no passado.

Precisamos nos ver como sendo moldados pelas experiências que eles enfrentaram ao longo das suas carreiras, não as experiências que nós enfrentamos atualmente. Se conseguirmos nos ver vivenciando o mundo como muitos destes ex-executivos o experienciavam, não creio que conseguiríamos saber de antemão como teríamos agido se estivéssemos calçando os seus sapatos. Talvez tenhamos que reconhecer com humildade que poderíamos ter nos comportado como eles se comportaram.”


Mas o que foi que Eugene Soltes encontrou quando visitou estes executivos nas prisões para entender o que os levou a cometer tais desvios éticos?


Ele encontrou pessoas que atuaram em uma espécie de “piloto-automático”, sem a possibilidade de refletir com a devida qualidade sobre as consequências de suas ações, especialmente em razão de pressões contextuais, da vida acelerada que viviam e de uma percepção absolutamente distorcida sobre o conceito de sucesso. Infelizmente, a pedido do próprio Eugene Soltes, a nossa conversa não ficou gravada.

Mas não deixe de ler o livro! É mesmo muito interessante!


Boa leitura!

Comments


bottom of page