top of page

Programa Lideranças Virtuosas – Sessão Bônus com Christian Wandeler

Atualizado: 26 de jun. de 2023


Flyer Programa Lideranças Virtuosas com Christian Wandeler

O nosso encontro de hoje foi com Christian Wandeler, que é cofundador com o Ricardo Semler do Semco Style Institute USA e Professor da State California University.

Entre outras experiências, Christian também trabalhou como external consultant da Morning Star, uma empresa Teal estudada por Laloux no livro “Reinventando as organizações”.


Christian, portanto, conversou conosco sobre diversos temas que nos apaixonam, como: autogestão, transformação organizacional, futuro do trabalho e cultura centrada nas pessoas.


Ao longo da sua apresentação, Christian sugeriu os livros “Drive” de Daniel Pink e “Making Hope Happen” de Shane Lopez (um pesquisador/cientista sênior do Gallup) que falam sobre formas de aumentar a felicidade das pessoas nas empresas, o seu engajamento e, consequentemente, a performance nas organizações.


A pergunta inicial que ele nos traz é: Why a virtuous company? De forma muito breve e objetiva, Christian responde que uma organização democrática é uma organização que promove esperança (hope) nas suas pessoas e na sociedade em geral.


Ao falar sobre esse mundo complexo e volátil que estamos vivendo, com mudanças rápidas acontecendo o tempo todo, Christian nos traz uma interessante citação de Darwin:

It is not the strongest species that survive, nor the most intelligent, but the ones most responsive to change”.


Ele nos apresentou alguns casos reais de organizações que aplicaram os conceitos de autogestão e senso de propósito com sucesso, dos quais destaco os dois abaixo:


(i) Morning Star

Que tem uma hierarquia baseada em competência e reputação social, governada por dois princípios básicos: “No use of force” e “Keep your commitments” que se traduz em uma total liberdade, mas também em uma total responsabilidade. É a mentalidade dos guiding principles ao invés das regras (políticas e procedimentos) para inspirar e auxiliar as pessoas a coordenarem as suas atividades e responsabilidades diárias. Aqui ele faz a perfeita metáfora do “sinal de trânsito” (que seriam as regras) versus as “rotatórias” (que seriam os princípios), que levam a um fluxo muito mais fluido dos carros do que os semáforos.


(ii) Semco

É uma people-centered business, uma organização menos hierarquizada e mais democratizada, focada nas pessoas que aplica um formato de maior participação destas pessoas na gestão da organização. A Semco é regida por 5 grandes princípios: TRUST (especialmente importante e fundamental em empresas que centram o seu negócio nas pessoas e aplicam esse modelo!), CREATIVE INNOVATION, SELF MANAGEMENT, ALTERNATIVE CONTROLS e EXTREME STAKEHOLDER ALIGNMENT.


Por vezes podemos pensar que as organizações que aplicam esse modelo de autogestão podem gerar um certo “caos” interno, mas Christian refuta isso e comprova, trazendo diversos exemplos, que, quando bem aplicado, isso não acontece na prática e que este modelo é eficiente, inclusive, para diminuir os vieses inconscientes que todos nós temos em processos de tomada de decisão (já que as decisões são tomadas de forma mais participativa e transparente). Inclusive, ele defende que este modelo pode ser aplicado por qualquer organização independentemente da indústria ou setor.


Para assistir e se inspirar também com esta valiosa conversa de hoje, basta clicar aqui.


Depois de assistir, me conta o que achou?


Para mais informações sobre ele: https://www.linkedin.com/in/christianwandeler/



Comments


bottom of page