top of page

Livro "Faça Acontecer: Mulheres Trabalho e a Vontade de Liderar", de Sheryl Sandberg


Capa do Livro Faça Acontecer de Sheryl Sandberg

Recentemente estive no Brasil para visitar a família e, em especial, a minha linda afilhada que nasceu em fevereiro deste ano. Levei esse livro para me “acompanhar” na viagem. Durante os 6 dias que fiquei por lá não consegui avançar praticamente nada na leitura, pois a “disputa” de atenção entre o livro e a vontade de ficar com a pequenina era claramente bem “injusta”. Eu queria mesmo era ficar com ela a cada momento de “folga” do trabalho.


Mas, na volta do Brasil para Portugal, naquele “processo” chato de aeroporto e avião, eu levei esse livro comigo e li em uma “tacada só”! O livro é muito interessante!


Sheryl, que se formou em economia e administração em Harvard, conta, por vezes até de forma bem engraçada (mas sobretudo honesta!) a sua trajetória profissional e pessoal (com as suas dificuldades e glórias), que passou pelo Facebook (foi por 14 anos a COO, mas recentemente deixou este cargo para permanecer apenas no Board of Directors da Meta), pelo Google e pelo Departamento do Tesouro durante o Governo Clinton.


Ela traz muitos dados de pesquisas e estudos científicos para defender a sua narrativa, que é fluida e muito clara! Ela não fala somente sobre a desigualdade existente entre homens e mulheres na liderança. Sim, talvez este seja o tema central do seu livro, mas ela conta também sobre o crescimento do Google (que ela testemunhou bem de pertinho), o que a fez deixar o Google para ir para o Facebook, entre várias outras curiosidades interessantes que, para além disso, são valiosas experiências de vida!


Sheryl, aborda, ainda, temas, como, por exemplo, a importância de se ter um mentor na vida, técnicas interessantes de negociação, de comunicação não violenta, que, claramente, está entre as habilidades essenciais de quem pretende ser um verdadeiro líder, que inspira e serve a sua equipe.


Boa leitura!

Comments


bottom of page