top of page

Programa Lideranças Virtuosas - Debate sobre o Livro: “Giving Voice to Values”


Hoje foi o dia de debatermos a sétima obra da nossa série de livros do Programa Lideranças Virtuosas 2023 que fala, sobretudo, sobre Ética Empresarial, que depende muito de reflexão e de ação!


Alexandre considera essa obra um dos livros mais “instrumentais” do Programa Liderança Virtuosas porque traz uma metodologia clara de como nós devemos agir quando nos deparamos com desvios éticos, metodologia essa que foi criada pela autora com base na experiência práticas das pessoas. Ou seja, busca trazer ferramentas claras para que, na prática, possam ser utilizadas por nós em momentos de dilemas éticos!


É um método orientado à ação, porque a maioria de nós já sabe o que é ético ou não, mas a nossa grande dificuldade está na hora da ação! Agir de acordo com os nossos valores, o tempo todo, dentro de uma organização é onde mora a dificuldade. Ou seja, na prática, é que é mais complicado!


Alexandre trouxe uma citação interessante: “Tudo na vida não é preto no branco, se assim fosse, seria mais fácil…a imensa maioria dos nossos executivos passam a vida em uma zona cinzenta, que é muito difícil de se viver, pela dificuldade de reconhecer os dilemas éticos e de enfrentá-los.”


Hoje o nosso encontro foi diferente e extremamente profundo e emocionante. Aproveitamos que estávamos em um fórum reduzido, absolutamente seguro e fundamentando por uma relação de extrema confiança para debatermos dilemas éticos reais que já experienciamos.

Por serem relatos confidenciais, não posso dividir aqui com vocês, mas posso sim dizer que foi uma manhã de muito aprendizado!


Finalizo aqui com a frase brilhante do nosso querido amigo virtuoso Mestre Cabrera "Toda vez que a gente se divide em dois, perdemos a nossa integridade."


E outra frase da Vicky: “A única coisa que a gente tem para deixar nesse mundo é Exemplo e Integridade”.


Para ter acesso a uma espetacular resenha do livro “Giving Voice to Values”, preparada por Alexandre Di Miceli, basta adquirir o livro: “Pílulas de Liderança, volume 2” aqui.

E então? O que achou?


Comments


bottom of page