Hoje foi tão esperado dia de reencontrar com o Professor Edward Hess. Infelizmente não puder assistir ao vivo, mas acabei de assistir à gravação e, como não poderia ser diferente, foi um encontro muito inspirador.
No ano passado já tivemos a honra de estar com ele em outro encontro memorável para mim, especialmente porque ele é o autor de um dos livros que mais me marcaram no meu primeiro ano do Programa Lideranças Virtuosas: o “Humility is the New Smart”.
Se tem um livro que deve ser de leitura obrigatória para qualquer liderança, é este! Tanta coisa mudou na minha forma de agir e de pensar depois desta leitura, que é impossível enumerar.
Na visão de Ed, para termos sucesso no século XXI, precisaremos adotar uma postura baseada na humildade, uma seja, uma mentalidade caracterizada pela mente aberta, visão acurada sobre si mesmo e ausência de egocentrismo.
Mas hoje a conversa também incluiu temas trazidos em seu novo livro: o “Own Your Work Journey”, que agora já faz parte da minha lista de desejos 😊.
Ed dá um banho de humildade nesses encontros e nos preenche de inspiração. Por isso eu não posso deixar de listar algumas das frases e reflexões que ele, de forma tão gentil, vai “deixando” ao longo do caminho da nossa conversa:
“My role life has been trying to figure out how to learn in order to be a better person and that still continues today. But what has changed [since my childhood] is: I don´t try to be the smartest person in the room anymore, I just try to be the smartest person I can be.”
“Everybody counts! Eye contacts, smiles, show people that you can relate to them, that you care about them, that you are there to help them and building a positive emotional work environment.” – estes são alguns pontos importantes que Ed lista que toda a liderança deve sempre estar atenta, especialmente no momento atual, para a construção de relações de confiança. Estes serão os grandes diferenciais entre nós, seres humanos, e a tecnologia! A habilidade de conectar e de se relacionar, de motivar e engajar, de construir relações emocionais positivas e respeitáveis com as pessoas, para tornar o ambiente de trabalho melhor.
Ed nos contou que, com base em alguns feedbacks que recebeu, ele atualizou a expressão hiper learning (adotada no Livro Humility) para adaptive learning (no seu novo livro Own Your Work Journey), já que todo o trabalho do “futuro” será feito de forma colaborativa e não competitiva. Isso porque, para Ed, no século XXI, não competiremos com os outros, mas sim contra as nossas próprias limitações, as limitações das nossas mentes, na tentativa de permanecermos relevantes. Mas, para permanecermos importantes e atingirmos o nosso máximo potencial humano, precisaremos controlar o nosso ego, evitar o medo de fracassar e ser capazes de nos adaptar, pois será menos importante o quanto sabemos (já que as máquinas serão sempre capazes de saber mais do que nós) e mais importante o que sabemos: Ou seja, será muito mais importante a qualidade dos nossos pensamentos, a nossa capacidade de aprender e de nos contectarmos de forma positiva e emocional com as outras pessoas. Esse será o nosso verdadeiro diferencial com relação às máquinas!
Para terminar, deixo aqui uma mensagem final do Ed:
“We all can have impact in helping people to be better, do better, think better, behave better and find more happiness. We can do this by role modeling our behaviors and explaining to everybody why this is so beneficial for them getting buy in. I don’t think we have to wait for the president [of the company, for instance].”
Então fica aqui o convite: Que tal começarmos agora mesmo a impactar positivamente as pessoas dos ambientes em que vivemos?
Para assistir e se inspirar também com esta valiosa conversa de hoje, basta clicar aqui.
Depois de assistir, me conta o que achou?
Comments